:: PRAIAS

PRAIA DA GAMBOA

Foto: Everton Luis

Clique na foto para ve-la ampliada

Localiza-se no extremo norte, com difícil acesso, pois dista 15 kms., através de morros, da cidade de Garopaba.

A estrada pela serra é belíssima, possibilitando, em seu percurso, avistar toda a praia, com sua vegetaçao exuberante.

Praia de mar aberto.

Possui uma comunidade que se dedica a pesca.

  PRAIA DO SIRIÚ

Clique na foto pra ve-la maior

Localiza-se ao sul da Praia da Gamboa, ao norte da cidade de Garopaba.

Há alguns anos foi incorporada ao Parque Nacional da Serra do Taboleiro (regiao entre a Praia do Siriú e o Morro dos Cavalos, área de preservaçao ecológica).

Junto ao mar, próximo a cidade de Garopaba, há uma formaçao de dunas, com uma extensao de 5 kms., onde se pratica o surf de areia.

O Rio Siriú inicia-se na bela Lagoa do Macacu, desembocando ao norte da praia. Neste local há restaurante e pousada, sendo muito visitado por veranistas. Há uma estrada de terra que dá acesso a praia, desde a estrada geral que vai de Garopaba a Paulo Lopes (uma pequena placa indica a entrada).

Veja mais

 

PRAIA DE GAROPABA

Garopaba

Clique na foto pra ve-la maior

Esta praia se localiza a beira da cidade de Garopaba. Está em uma enseada, portanto protegida. Possui 2 kms, de extensao.

É a praia mais urbanizada. Na beira dessa praia, ao sul, situa-se a antiga cidade de Garopaba, uma vila de pescadores. No restante, até seu extremo norte estao localizadas as residencias dos veranistas.

A cidade de Garopaba possui uma boa infra-estrutura, com as principais ruas calçadas, água tratada, luz, um bom policiamento, farmácias, lojas, plantao médico 24 horas e supermercados.

Os prédios sao limitados a dois andares, o que evita a construçao de edifícios.

 

PRAIA DA PREGUIÇA

Praia da Preguiça

Clique na foto pra ve-la maior

Também conhecida como "Prainha", é uma pequena praia, calma, localizada no Bairro da Vigia. Próximo a ela está a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Um pouco adiante começa o chamado "Costao", onde se pode caminhar por trilhas e observar o mar em sua luta com o litoral rochoso.

 

PRAIA DO SILVEIRA

Praia do Silveira

Clique na foto pra ve-la maior

Localiza-se ao sul da cidade de Garopaba. O acesso é feito por uma estrada de terra a partir da avenida asfaltada que dá entrada de Garopaba. Próximo a loja Mormaii.

Rica em vegetaçao, quase nativa, guarda encantos únicos.

Rodeada de montanhas, a praia nao é apropriada para banhos, pois tem muitas ondas. Ondas no entanto perfeitas para o surf, que ali é praticado intensamente. Na parte sul o fundo é constituído de pedras, garantindo um tipo de ondas muito apreciado pelos surfistas.

É uma das mais lindas praias de Santa Catarina.

 

PRAIA DA FERRUGEM

Praia da Ferrugem

Clique na foto pra ve-la maior

É capital do surf. Em suas areias circulam, todo o verao, belas garotas. Eleita pelos jovens, recebe gente de todo o Brasil, sobretudo paulistas e gaúchos. A noite é animada em seus inúmeros bares.

Lamentavelmente nao tem recebido a atençao que merecia, pelo Poder Público. Aos poucos, entretanto vem recebendo alguns melhoramentos.

Localiza-se a 5 kms. da cidade de Garopaba, no Bairro Capao.

Bonita, com ondas perfeitas e águas cor esverdeada, a Ferrugem tem um canal que a separa da Praia da Barra. Foi este canal que deu nome a praia, pois em certos dias, em que seu fundo está cheio de areia, as águas ficam mais amareladas, sugerindo a cor da ferrugem.

O por do sol na lagoa que fica no extremo oposto ao mar, é um espetáculo imperdível.

veja mais

 

PRAIA DA BARRA

Clique na foto para ve-la ampliada

Localiza-se entre as praias da Ferrugem e do Ouvidor.

Está separada da Ferrugem por um pequeno morro situado a beira do mar. Esse morro é um Sambaqui, que no passado foi cemitério dos índios Carijós.

O morro é visitado por turistas, que passeiam sobre ele, e apreciam o rebentar das ondas nas pedras situadas junto ao mar. De cima dele pode-se observar os surfistas.

No local um riacho, que liga uma lagoa ao mar, permite o banho de crianças e adultos, em suas águas tranqüilas.

Mais adiante se pode surfar, aproveitando as altas ondas.

 

PRAIA DO OUVIDOR

Foto: Everton Luis

Clique na foto para amplia-la

Situada a 12 kms, ao sul da cidade de Garopaba, com areias claras, dunas e costoes, está a Praia do Ouvidor.

Sao 800 metros de praia, cercada de dunas e muito verde.

A estrada de acesso é muito linda, pois situa-se entre coqueiros e mata virgem. É uma praia ainda selvagem, sem infra-estrutura.

 

PRAIA VERMELHA

Foto: Everton Luis

Clique na foto para ve-la ampliada

Praia sem infraestrutura com difícil acesso.