
O verão chegou e com ele as noites quentes e nem todo mundo tem ar condicionado ou consegue atenuar o calor com o ventilador.
Comumente ouvimos queixas de noites mal dormidas no verão pois segundo alguns especialistas, com a alta da temperatura nosso sono é interrompido mais facilmente causando cansaço, fadiga e dificuldade para se concentrar.
Para minimizar essa situação a Dra. Dalva Poyares, especialista em doenças neurológicas associadas com distúrbios de sono, nos ensina algumas práticas para alcançar uma noite de sono revigorante.
- Caprichar na hidratação para manter o bem-estar do organismo e evitar interromper o sono por acordar para beber água.
- Tomar banhos mais frios ajuda a diminuir a temperatura do corpo e o faz relaxar antes de pegar no sono.
- Escolher tecidos respiráveis, a recomendação da médica é que sejam escolhidos pijamas e roupas de cama com tecidos frescos para evitar um aquecimento ainda maior do corpo e a perda de líquido por suor.
- Alimentar-se de forma leve, a digestão durante o sono acontece de forma bem diferente do processo que temos quando estamos acordados. Comer muito e já deitar pode aumentar essa sudorese e esse processo pode prejudicar ainda mais o sono no calor, esclarece a médica.
Não se esqueça de evitar o uso de celular na cama e procure manter o quarto sem claridade, pois há estudos que demonstram a necessidade do escuro para melhorar a fixação da vitamina D em nosso organismo.
Bom sono!