
Todos sabemos que na contemporaneidade a internet se torna cada vez mais essencial para quem precisa buscar novos saberes, no caso dos estudantes, e para os professores a net é uma excelente ferramenta no processo ensino aprendizagem.
Segundo pesquisa realizada por TIC Kids Brasil 2018, no país, 4,8 milhões de crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, vivem em domicílios sem acesso à rede.
Dados estatísticos que demonstram a necessidade de um olhar diferenciado ao problema da exclusão digital no Brasil.
Foi pensando nisso que a prefeitura de Garopaba investiu na ampliação e qualificação do acesso à internet em suas escolas e centros educacionais. Um levantamento realizado em 162 municípios de SC através do programa “Medidor Educação Conectada” do Governo Federal, apontou que o município tem a 6º maior média de Upload/Download em suas escolas. Já entre as cidades do Sul do Estado, Garopaba se destaca ainda mais: tem a maior média de velocidade, contendo uma unidade de transmissão de 88,77 Mbps.
Segundo o prefeito Júnior de Abreu “O objetivo é que, até o segundo semestre de 2022, todos os 50 pontos de manutenção possuam Wi-fi de qualidade em toda a sua expansão, além de câmeras de monitoramento ligadas ao circuito interno da Prefeitura”,
Esse projeto integra o eixo de Tecnologia e Inovação do Programa Garopaba em Ação, Plano de Desenvolvimento Sustentável do município, lançado neste ano, que estabelece as diretrizes e projetos para os próximos dez anos”, explica o gestor.
Um bom exemplo para os demais municípios do Estado e de todo país.