
Nesta manhã (14/12) uma operação das Polícias Civil e Militar de Imbituba, deram cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão e a um mandado de internação provisória em desfavor de um adolescente identificado como sendo o autor da tentativa de homicídio e incêndio ocorridos no bairro Araçatuba na última sexta-feira, dia 10 de dezembro.
O crime aconteceu por volta das 18h no bairro Araçatuba, região Norte de Imbituba. No local, um jovem de 19 anos de idade foi alvejado com vários disparos de arma de fogo no pátio de sua própria residência sendo encaminhado em estado grave ao Hospital São Camilo. No pátio onde aconteceu a tentativa de homicídio, a polícia encontrou várias cápsulas deflagradas e projéteis de armas de fogo do local de onde a vítima foi alvejada e ferida.
Durante as investigações que se seguiram, a Polícia Civil conseguiu identificar o adolescente, morador da localidade como sendo o autor do crime. Ele já era conhecido no meio policial por ser o autor de um bárbaro latrocínio ocorrido em Garopaba, em dezembro de 2020, tendo como vítima um conhecido taxista querido pela comunidade local.
Gilberto de Aguiar, de 51 anos, foi sequestrado, assaltado e morto durante a madrugada do dia 10 de dezembro de 2020. Dois suspeitos foram presos em flagrante. Eles confessaram o crime e indicaram o local onde o corpo do taxista foi deixado após o assalto, uma estrada do Bairro Araçatuba.
O juízo da Comarca de Garopaba condenou, na época, o adolescente pelo assassinato e roubo do taxista com a aplicação de medida socioeducativa de internação, sendo que o processo foi transferido para São José, na Grande Florianópolis, para acompanhamento do cumprimento da medida, ficando o adolescente internado naquela Comarca.
Passados apenas seis meses de internação e mesmo o adolescente tendo verbalizado durante a sua estada na unidade que quando saísse iria matar outra pessoa, a equipe técnica emitiu relatório sugerindo a progressão da medida de internação para liberdade assistida. Em seguida, em audiência realizada na Comarca de São José, o Poder Judiciário acabou determinando a liberação do adolescente e o cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida diretamente no domicílio do adolescente, em Imbituba.
Menos de um ano após ter matado a sangue frio o taxista em Garopaba, o menor de idade se dirigiu à residência de sua última vítima e desferido vários disparos de arma em direção a ela, sendo que vários deles efetivamente atingiram a vítima. Durante a madrugada desta sexta para sábado, o adolescente teria retornado ao local e ateado fogo na residência.
No dia seguinte à tentativa de homicídio e após colher provas da autoria do crime, o delegado de Polícia de Imbituba, Juliano Baesso solicitou à Justiça pela decretação da internação provisória do adolescente e pela concessão de mandados de busca e apreensão, cumpridos na manhã desta terça-feira, cumpridos pelos policiais envolvidos na operação.
O adolescente foi localizado e apreendido em uma das casas que eram alvo dos mandados de busca e apreensão.
O delegado Baesso destacou “a importância da rápida identificação e internação do adolescente em relação aos novos atos infracionais praticados, especialmente para preservação da paz da comunidade do bairro Araçatuba”.