
Tainha recheada com pirão de camarão
Ingredientes
1 tainha de 2 kg
1/2 kg de camarões inteiros
1 cebola
3 dentes de alho
1/2 pimentão
2 tomates sem pele e sem sementes
2 colheres de sopa de óleo de girassol
Sal e pimenta do reino
10 folhas de alfavaca
Farinha de mandioca
4 colheres de sopa azeite de oliva
Limpeza dos peixes
Retire as escamas da tainha. Abra o peixe pelas costas, tirando a espinha central, as espinhas laterais, as guelras e as vísceras. Limpe bem. Mantenha a cabeça e o rabo.
Se preferir, peça à peixaria ou ao peixeiro de sua confiança que limpe para você. Na região esse tipo de corte recebe o nome de corte social.
Limpe o camarão para tirar as vísceras. Retire a casca e a cabeça. Reserve-as.
Modo de preparo do recheio
Corte em pequenos quadrados a cebola, o tomate e o pimentão. Pique bem o alho. Reserve cada um separadamente.
Em uma panela, coloque as duas colheres de óleo de girassol. Comece refogando a cebola por cerca de três minutos, até que ela fique transparente. Em seguida, coloque o alho por cima da cebola. Os dois transformam o ácido em açúcar por meio do calor e ficam caramelizados. Deixe assim por dois minutos e depois misture bem.
Acrescente o pimentão e deixe refogar por três minutos.
Por fim, coloque o tomate e o deixe cozinhando por mais ou menos dez minutos.
Coloque no refogado os camarões já limpos. Tempere com mais ou menos uma colher de chá de sal, uma colher de café de pimenta do reino e a alfavaca picada. Misture tudo e desligue o fogo.
Pegue as cabeças e as cascas dos camarões que você havia reservado e coloque em uma panela com mais ou menos 1/2 litro de água. Quando elas cozinharem, coe a água e a misture com o refogado de camarão. As cabeças podem ser descartadas. Guarde as cascas!
Quando o refogado começar a ferver, vá adicionando a farinha de mandioca aos poucos para formar um pirão. A textura ideal é cremosa. Ela não deve ficar nem muito dura nem muito espalhada pela panela.
Montagem do peixe
Em uma assadeira, faça uma cama com rodelas de cebola e coloque a tainha por cima. Isso evita que o peixe grude. Recheie a tainha com o pirão de camarão. Não é necessário costurar.
Faça alguns cortes superficiais em cima do peixe. Coloque sal e regue com as quatro colheres de sopa de azeite. Asse por meia hora em forno pré-aquecido entre 180° e 200°.
Dica extra:
Sabe as cascas que você retirou dos camarões? Deixe-as secar e bata no liquidificador até virar uma farinha. Você pode usá-la para empanar camarões. Passe o camarão na maisena, no ovo e na casca triturada. É uma ótima opção para quem é celíaco. Além disso, a casca do camarão possui quitosana, uma substância benéfica para saúde, auxiliando inclusive na redução do colesterol. Bom apetite!