
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), realiza entre os dias 1º a 03 de dezembro uma capacitação com 70 colaboradores de mais de 30 cidades.
O encontro está sendo realizado no Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) de Tubarão e conta com a participação de colaboradores das unidades do Sine de Araranguá, Balneário Camboriú, Balneário Gaivota, Braço do Norte, Brusque, Camboriú, Canelinha, Cocal do Sul, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gravatal, Içara, Imbituba, Itajaí, Itapema, Laguna, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Trento, Orleans, Palhoça, Penha, Porto Belo, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João Batista, São José, São Ludgero, Siderópolis, Tubarão, Turvo e Urussanga.
A qualificação é referente à padronização do atendimento no portal Mais Emprego, sistema informatizado do Governo Federal que integra as políticas de trabalho, emprego e renda, e a política de qualificação profissional.
Segundo o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon,’’ O Sine é um órgão de suma importância pois é o pontífice entre os empregadores, que estão a ofertar oportunidades de formação e empregos, e a todos os trabalhadores que visam conquistar uma vaga de emprego para garantir a manutenção da subsistência de sua família. Mantendo assim a dignidade das pessoas envolvidas’’.
A capacitação é separada por três módulos: o primeiro trata do atendente do Sine como agente de política pública de trabalho e emprego e panorama econômico; no segundo, há atualizações referentes ao seguro desemprego; e, no último, a intermediação da mão de obra, ou seja, cadastro do trabalhador e gestão de vagas.
Com o serviço prestado pelo Sine, toda a sociedade ganha com o exercício da cidadania por parte dos empregadores e funcionários. Quando muitas pessoas estão em busca de novas oportunidades. Por isso, é muito importante que os colaboradores das unidades façam capacitação para a gestão adequada de vagas, e, consequentemente, o preenchimento das mesmas. Há cinco anos que o Sine não realizava capacitações neste molde”, destacou o diretor de Emprego e Renda da SDE, Diego Goulart.